3 de março de 2013

2° Dia da Ampliada Regional CNBB Leste 1 da PJ


Neste sábado começamos nossa Ampliada com a oração da manhã, onde fomos levados a vivenciar Betânia através do evangelho João 11, 1-43. O diálogo de Jesus e Marta, nos transmite e nos transcende, mostrando-nos o quanto preenchida de Deus estava Marta, uma vez diante de Jesus, o próprio Deus nosso Salvador. Esse é para nós, um modelo de oração ideal, ou seja, dialogar com o Senhor de forma franca, livre e desprendida.



Após a oração da manhã, foi feita a Mesa de Abertura com a presença do Deputado Robson Leite, que conduziu sua fala sobre Políticas Públicas para a Juventude, e ressaltou "É necessário valorizar o jovem com toda sua diversidade cultural para que ele seja o protagonista da política pública; que seja o construtor e não o alvo." Outra presença em nossa Mesa foi o Pe Antonio Pedro, que conduziu sua fala sobre o Ano da Fé, e ressalta, "hoje precisamos proclamar nossa fé com a radicalidade que ela exige". E para terminar de compor a Mesa, tivemos a presença da jovem Jeane Fontineles, coordenadora de grupo de base em uma paróquia do Vicariato Jacarepaguá na Arqui Rio, que fala das dificuldades que os grupos de base enfrentam, mas que mesmo com todos os obstáculos é uma juventude que tem alegria em ser Pastoral da Juventude, em ser Igreja Jovem em Missão.

Depois da Mesa de Abertura, Dom Nelson chega e comemora seu aniversário conosco, mas quem traz o bolo é ele! Em sua fala para a delegação da Ampliada, ele diz da importância de se preservar a identidade e missão da Pastoral da Juventude.




Pe Paulo, ao fazer a Analise de Conjuntura Eclesial, fala da importância de ser comunidade. Estando na base da comunidade, sendo a "sapata da estrutura" vamos fazendo nossa ação missionária." O encontro com Cristo é pessoal, mas a ação cristã é feita em comunidade." Ao final ele nos mostra o vídeo que Dom Pedro Casaldáliga fez para a Juventude, "Se alguém pode viver com paixão a sua identidade, este alguém são vocês jovens" Trecho da mensagem de Dom Pedro Casaldáliga.

Divisão das dioceses para discussão sobre realidades da caminhada pastoral, reflexão sobre as trevas, luz e esperanças vivenciadas, seguido de partilha; fecharam nossa manhã.

Após o almoço, acontece a primeira e sensacional edição do PJ TV, com reportagens exclusivas sobre a chegada da delegação e expectativas de todos. Seguindo, tivemos uma dinâmica que nos fez relembrar dos momentos lúdicos, tão importantes nos nossos grupos de base, onde todos usam de suas criatividades para expor seus pensamentos.

Na parte da tarde seguimos com partilhas sobre a Caminha Nacional e Regional da PJ, relembrando os grandes momentos dos últimos anos. Para encerrar nossa tarde tivemos um grande momento de lembrança das Romarias Regionais, despertando o desejo de construirmos um caminho que nos leve a mais uma Romaria, como momento de celebração da Identidade da Pastoral da Juventude do regional Leste 1.




Para encerrar nosso dia, tivemos uma noite cultural animada e divertida, onde os delegados mostraram seus talentos no "The Voice PJ".



Veja as FOTOS do 2° dia da Ampliada

Veja Também:

1° Dia da Ampliada Regional CNBB Leste 1 da PJ

3° Dia da Ampliada Regional CNBB Leste 1 da PJ



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário